Esclarecimento público

O Executivo em exercício da Freguesia de Olhão vem, por este meio, proceder ao seguinte esclarecimento, acerca dos espaços verdes, seu tratamento e manutenção, responsabilidade desta Junta de Freguesia.

Os espaços verdes continuam a ser cuidados de forma exímia, com os recursos humanos existentes e contratados para o efeito, os quais são responsáveis por cerca de 70% do montante delegado e a quem agradecemos todo o esforço diário. No entanto, cabe-nos esclarecer que o sistema de rega junto à passagem desnivelada, que afeta o jardim João Serra, se encontrava a aguardar reparação, tendo sido há poucos dias definitivamente arranjado. Mas, como dependia de uma empresa externa, por não temos entre o nosso pessoal técnicos com conhecimentos suficientes para o fazer, aguardava a disponibilidade do fornecedor para executar o serviço. Como tal, esses espaços eram regados, manualmente, com grande esforço dos colaboradores.

Com as temperaturas elevadas que têm estado, próprias da época, e com o sistema automático de rega avariado, é natural que algumas zonas estejam com menos vegetação do que seria o ideal, mas podemos garantir que todas as áreas estão a salvo e já em plena recuperação.

Mesmo com sistemas automáticos, nesta época de altas temperaturas também acontece. Se forem visitadas outras Freguesias do concelho, ou fora do mesmo, de certeza encontraremos algumas zonas mais parcas de relva, o que não é, necessariamente, sinal de descuido nem falta de manutenção.

Podemos afirmar que estamos numa época de enormes agressões aos nossos jardins na baixa. Primeiro com a instalação da feira do livro, depois com a presença dos muitos tendeiros e, por fim, com quase um mês de equipamento do festival do marisco, vemo-nos limitados e obrigados a trabalho redobrado para poder cuidar desses espaços, como certamente foi constatado por todos. Mas temos tentado, na medida do possível, articular com as restantes entidades, no sentido de melhor podermos executar o nosso trabalho.

É com todo o gosto que este Executivo prima por ter os espaços verdes do Concelho bonitos e em bom estado o ano inteiro. Promoveu, por isso, também, outras iniciativas como foi a interação pedagógica com a alcateia dos “Lobitos” (7-10 anos), do Grupo nº 6 dos Escoteiros de Olhão; a implementação de hortas pedagógicas nas escolas do primeiro ciclo da Freguesia; a afixação de placas de sensibilização ambiental, para que todos nos ajudem a preservar os mesmos; o cuidado frequente dos espaços verdes das escolas da Freguesia, merecedores de elogios por parte de todas as direções dos estabelecimentos, sem exceção;  e até a manutenção dos espaços verdes do IPMA, demonstrando uma enorme preocupação com toda a nossa Freguesia, mesmo fora do âmbito das suas competências delegadas.

Sem esquecer a recuperação, a baixo custo, do espaço dos viveiros que estavam em degradação absoluta, como se pode verificar pelas fotos.

Em retrospectiva, recordemos então tudo o que o atual Executivo da Freguesia de Olhão tem feito pelos espaços verdes:

Novas placas apelam ao civismo ambiental

Viveiros de "cara lavada"

Espaços verdes renovados na Escola Alberto Iria

Escoteiros plantam no jardim com apoio da Freguesia de Olhão

Plantar para educar nas escolas da Freguesia

29.08.2017